Ultrassom - 13 semanas  escrito em quinta 26 junho 2008 18:26

batimento cardíaco, osso nasal, translucencia nucal, ultrassom

Blog de primeirofilho :Guilherme e Luisa, Ultrassom - 13 semanas

Na terça, 24/06/2008, fui fazer o ultrassom das 13 semanas, um dos mais importantes, pois pode detectar malformações e possíveis doenças genéticas, inclusive a síndrome de down. O fato de sair tudo normal nesse exame não quer dizer que o bebê é totalmente saudável e livre de qualquer imperfeição, somente faz com que sejam reduzidos esses riscos.

Esse exame inclui duas medições:

- Translucência Nucal - mede o acúmulo de líquido que se dá na nuca do bebê quando do desenvolvimento do sistema venoso, entre a 10ª e a 14ª semana de gestação. O período ideal para a realização do exame é entre a 11ª e a 13ª semana e ela deve estar medindo menos do que 2,5mm. A do meu bebê estava em 1,6mm, super normal, ótimo... assim ele tem risco bem reduzido de ter defeitos genéticos como a síndrome de down, de turner (se for menina, é claro), de edwards, dentre outras.

- Osso nasal - Estudos que iniciaram com o próprio John Langdon Down detectaram que a maioria dos portadores da síndrome de down não tinham ou tinham um osso nasal reduzido. Com o desenvolvimento do ultrassom, foram realizadas mais pesquisas e soube-se que essa caracteristica poderia ser medida ainda no útero. O fato de não possuir o osso nasal ou tê-lo pequeno não quer dizer que o bebê vai nascer com síndrome de down, apenas a probabilidade é maior. Assim como o fato de tê-lo no tamanho normal não descarta a probabilidade de ter a síndrome, apenas a reduz. O parâmetro considerado normal é acima de 1,3mm, o do meu bebê media 2,7mm, então acho que vai ter um narigão... deve puxar ao pai. 

Além dessas medições importantes, também são feitas as medições de rotina para confirmar a idade fetal e também checar se está tudo normal. Foi medida a circunferência da cabeça, o fêmur e o úmero e assim ficou confirmadissimo que realmente estou com 13 semanas. Além das medições, também foi checado o batimento cardíaco (ótimo - 159bpm) e a presença das duas artérias umbilicais.

Quanto ao sexo do bebê, ainda não foi possível saber com toda certeza porque ainda não estava completamente formado, segundo o médico, estará formado daqui a umas duas semanas, mas ele arriscou-se a dizer que tinha 80% de chance de ser um menino... bem que eu sempre presenti que era um menino, vamos aguardar para confirmar. De qualquer forma... sendo menino ou menina, ele é muito lindo.

 

 

Guia Infantil

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.59.78) para se identificar     


2 comentário(s)

  • mirian dreher mailto

    Ter 04 Dez 2012 14:42

    ola eu fiz esse exame e estava tudo certinho com meu beby minha segunda gravidez fiqem tranquilas com fie em deus que tudo dara certo estou muito feliz deus me deu dois lindos meninos beijos a todos....

  • ROSIANE mailto

    Ter 24 Jan 2012 14:14

    ESTOU COM 12 SEMANAS E ESTOU MUITO NERVOSA PARA ESSE EXAME .O MEU ESTA MARCADO PARA O DIA 30 DE FEVEREIRO ESTOU CONTANDO OS DIAS PARA SABER COMO ESTA O MEU BEBÊ


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para primeirofilho

Precisa estar conectado para adicionar primeirofilho para os seus amigos

 
Criar um blog